-
Arquitetos: GV+Arquitectos
- Área: 1004 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Cortizo, Daikin, Duravit, Much more than a window, OTIIMA, Ofa, Otis, Primus Vitória, Uterque Wood
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em pleno coração de Lisboa, na Rua de Campo de Ourique, surge a oportunidade de edificar um volume de habitação. Da união de dois lotes, surge um delicado volume de 3 pisos cuja imagem se inspira nos elementos formais da arquitectura lisboeta, reinterpretando-os para sensibilidades mais contemporâneas.
Desta forma, a imagem do edifício é marcada pela introdução de dois elementos que compõe a estética Lisboeta: Azulejo e cantaria.
Esses dois elementos são reinterpretados e apresentados com um estilo contemporâneo, em contraste, mas total ligação com a sua malha edificada adjacente.
Numa envolvente que se apresenta como um conjunto edificado estagnado no tempo, carente de alguma ponderação estética e urgente recuperação, a intervenção é uma marca indelével na cidade, conseguindo estabelecer um diálogo entre a sua modernidade e a envolvente.
No interior, 3 apartamentos organizam-se em torno do núcleo de acessos central, abrindo as zonas sociais para o jardim situado nas traseiras do edifício.
A aplicação de grandes superfícies de vidro marca o espaço interior, possibilitando aos habitantes um conforto de utilização muitas vezes deficitário nos edifícios de malhas urbanas estreitas de Lisboa.
A adopção de soluções técnicas e construtivas de sustentabilidade energética possibilitam um conforto térmico interior e eficiência energética, completando assim um conjunto que alia a linguagem arquitectónica tradicional com a contemporaneidade arquitectónica corrente.